Wi-Fi hoje em dia é tão comum mas ele surgiu da necessidade de ligar os computadores à Internet sem ter que depender de um cabo. Eu diria que popularmente ficou mais conhecido por causa dos celulares e tablets. Existem outras finalidades, como fazer com que computadores diferentes possam compartilhar documentos, planilhas, fotos e impressora. A isso chamamos de "rede" (vou deixar para detalhar isso num outro post).
Para se usar um Wi-Fi, num shopping, restaurante, aeroporto, em casa ou num escritório, é necessário que se tenha uma conexão com a Internet. Vou mostrar um exemplo de uma conexão residencial. A Internet é fornecida por um Provedor de Serviços (Vivo, NET ou provedores por sinal de rádio, por exemplo). Essa conexão com a Internet fica ligado a um equipamento chamado modem. Veja a imagem abaixo:
Alguns modem's já possuem o equipamento que permite distribuir o sinal Wi-Fi ou então tem que estar ligado a um específico para isso (como o da foto acima). Com o Wi-Fi é que torna possível ligar os equipamentos (tablets, notebooks e celulares) à Internet.

Paredes e outros equipamentos podem interferir no sinal do Wi-Fi, isso porque o sinal é distribuído por ondas (como os rádios). A onda não faz curva, portanto quando mais aberto for o local onde o equipamento de Wi-Fi estiver localizado, maior será o alcance.

Ahhhh, uma dica importante e que não poderia ficar de fora. Sempre que você for montar o Wi-Fi em sua casa, nunca esqueça de protegê-la, colocando uma senha (nem precisa falar que ela não pode ser simples demais né????). Estando desprotegida facilita o acesso por pessoas mal intencionadas ok???? O mesmo vale para que troque a senha do seu equipamento Wi-Fi pois normalmente vem com uma senha padrão de fábrica mas que é muito conhecida para quem "fuça" um pouco.
Por hoje é só, esse post já ficou bem grandinho....
Abraços e até breve!!!
William Toyama
Nenhum comentário:
Postar um comentário