Sempre comprei muito pela Internet. Eletrodomésticos, eletrônicos, jogos, livros, fraldas (e muitas fraldas), consumíveis, músicas, calçados, utilidades domésticas, roupas, conteúdo digital, serviços e muitas outras bugigangas. Para todo produto físico sempre há uma entrega. E o post de hoje é justamente sobre esse serviço. Acredito que a grande maioria irá concordar comigo, que as empresas de entrega são péssimas!!! Primeiro que não há previsibilidade da entrega. Para desestimular os clientes de ações judiciais, as empresas de comércio eletrônico colocam um prazo muito elástico, e como não há fiscalização suficiente, elas fingem que estão cumprindo a lei e os consumidores continuam sendo lesados.
Porém em 2 situações recentes, eu vi que há empresas que trabalham com seriedade. Não, não estou falando do Correios, instituição com mais de 350 anos (isso mesmo, 350 anos!!!!). Estou falando da Total Express, uma empresa do Grupo Abril. Ela foi contratada por um empresa da qual comprei um produto e que chegou em casa com menos de 4 dias corridos. Considerando que desses quase 4 dias teve uma sábado e um domingo. Eu disse quase, pois a compra foi feita após as 22 horas de uma quinta e a entrega ocorreu antes das 16 horas da segunda. Fiquei bastante surpreso com a agilidade da entrega. Outro bom exemplo foi a NetShoes. Havia comprado um tênis na segunda, também de noite (era pouco mais das 19 horas) e o produto chegou na quarta pela manhã (antes das 10 horas). A empresa de entrega foi a mesma, a Total Express. Não tenho interesse financeiro algum em falar bem da Total Express, mas é um exemplo de que a eficiência funciona. Para adicionar, já que o assunto é tecnologia, recebi um e-mail quando a mercadoria foi despachada.
Porém em 2 situações recentes, eu vi que há empresas que trabalham com seriedade. Não, não estou falando do Correios, instituição com mais de 350 anos (isso mesmo, 350 anos!!!!). Estou falando da Total Express, uma empresa do Grupo Abril. Ela foi contratada por um empresa da qual comprei um produto e que chegou em casa com menos de 4 dias corridos. Considerando que desses quase 4 dias teve uma sábado e um domingo. Eu disse quase, pois a compra foi feita após as 22 horas de uma quinta e a entrega ocorreu antes das 16 horas da segunda. Fiquei bastante surpreso com a agilidade da entrega. Outro bom exemplo foi a NetShoes. Havia comprado um tênis na segunda, também de noite (era pouco mais das 19 horas) e o produto chegou na quarta pela manhã (antes das 10 horas). A empresa de entrega foi a mesma, a Total Express. Não tenho interesse financeiro algum em falar bem da Total Express, mas é um exemplo de que a eficiência funciona. Para adicionar, já que o assunto é tecnologia, recebi um e-mail quando a mercadoria foi despachada.
Veja que o despacho ocorreu na sexta a noite e outro e-mail quando informaram que o produto chegaria em casa.
Certamente eles possuem uma eficiência logística apoiada de uma solução tecnológica.
Continuando o assunto sobre entrega, tive também um (mais um de inúmeros problemas) caso de ineficiência dos Correios.
O produto foi postado conforme poderão ver na imagem, no dia 10/11 e chegou em Campinas dia 16/11 (tudo bem veio de Fortaleza.....).
Continuando o assunto sobre entrega, tive também um (mais um de inúmeros problemas) caso de ineficiência dos Correios.
O produto foi postado conforme poderão ver na imagem, no dia 10/11 e chegou em Campinas dia 16/11 (tudo bem veio de Fortaleza.....).
No dia 21 eu tentei fazer uma reclamação no site e ele não permitem pois segundo os Correios, o prazo de entrega é até dia 01/12. Não é incrível?!?!?!?!
Ontem (dia 23/11) tive que ir buscar na Agência dos Correios. Mas o aviso de que estava lá veio de um aplicativo onde eu havia me cadastrado: o Muambator - indicação da minha amiga @Elaine Muniz :)
Ontem (dia 23/11) tive que ir buscar na Agência dos Correios. Mas o aviso de que estava lá veio de um aplicativo onde eu havia me cadastrado: o Muambator - indicação da minha amiga @Elaine Muniz :)
Você fica totalmente refém de uma empresa de mais de 3 séculos, que não inovou (e o governo insiste em mantê-la em estado de monopólio postal, protegendo da concorrência) e a população paga (caro) por um desserviço. Tentei contato com a Ouvidoria mas não consegui pois ele pede obrigatoriamente o número do protocolo (que não foi gerado pois eles estão dentro do prazo).... Os Correios terão que repensar o modelo de negócio, porém eles possuem um aliado forte que independente do péssimo serviço continuarão por ai por mais algumas centenas de anos.....infelizmente....
Bom, torço e desejo que boas empresas prosperem entregando não apenas produtos, mas sonhos que cada um adquire!
Para não haver dúvidas sobre os Correios, eis uma busca no site Reclame Aqui!
Bom, torço e desejo que boas empresas prosperem entregando não apenas produtos, mas sonhos que cada um adquire!
Para não haver dúvidas sobre os Correios, eis uma busca no site Reclame Aqui!
É um descaso total, visto que eles nem se dão ao trabalho de responder quaisquer uma das reclamações!
Vou terminar por aqui pois já está mais para um desabafo do que um post sobre tecnologia....
Um abraço e até a próxima!
William Toyama
Vou terminar por aqui pois já está mais para um desabafo do que um post sobre tecnologia....
Um abraço e até a próxima!
William Toyama
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