quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vírus, Phishing, Malware, etc.


Com a tecnologia vieram também as pragas. E para piorar as mais variadas pragas foram criadas. 
Alguns apenas atrapalham, deixando os equipamentos mais lentos, porém há um grupo que são extremamente perigosos: os que roubam nossas informações. Mas eles atuam basicamente na forma de um link (aquele lugar onde você tem que clicar para visitar uma página, por exemplo), ou então algum arquivo que veio anexado no seu e-mail. 

Portanto a forma de "contágio" se dá quando você (sim, você mesmo) clica no link ou então abre um anexo. Há outras formas de contágio, porém a mais simples (e por incrível que pareça a mais antiga forma de disseminação) é quando você permite.
Dessa forma quando você visita o site do seu banco ou quando efetua uma compra pela internet, se o vírus estiver instalado em seu equipamento, ele apenas captura tudo o que digitou e envia para o "dono" do vírus. Nem preciso dizer o estrago e a dor de cabeça que você vai ter.
Por isso que vão duas dicas muito importantes: 
1ª) Não abra anexos de pessoas que você não tem contato (e mesmo assim há uma categoria muito mais inteligente que sabe sua lista de contatos e se passa como se fosse um amigo que lhe enviou a mensagem);
2ª) Tenha um bom anti vírus instalado e atualizado. 
Isso vale também para links de páginas da Internet.

Na primeira dica, fique atento se o e-mail é de fato da instituição ou do amigo. Se é de um contato que você não tem costume de receber, não caia na tentação de abrir (fique firme e não seja curioso!!!). Sendo de um amigo, não custa nos dias atuais, contactar o amigo para ter certeza que foi a pessoa quem te enviou.
Na segunda dica, os anti vírus possuem tecnologia para detectar até uma página suspeita, mas sempre há a alternativa de você abrir mesmo assim, portanto muita cautela e mais uma vez, não seja curioso!!!

Só para saber, instituições bancárias de modo geral não solicitam que atualize nada. O mesmo também vale para órgãos governamentais (Receita Federal, Detran, Correios, entre outros). Prêmios então nem se fale. Eu mesmo já ganhei carro, casa, milhares de dinheiro num sorteio que nem me inscrevi. Bastava eu baixar a mais recente versão do programa XYZ para ter o "benefício".

Então a ordem é ter muito cuidado no ambiente virtual da mesma forma que você teria no mundo real. Você não andaria na rua com o seu cartão de débito ou crédito se exibindo para todos, não é mesmo????!!!!!

Abraços e até a próxima!
William Toyama 

Em tempo: Phishing é a técnica de "pescar" algo, no caso, suas informações e Malware é nada mais do que um programa malicioso com a mesma intenção de lhe roubar ou causar algum problema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário