quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Programa, Infraestrutura e Plataforma na Nuvem

Quando você utiliza o GMail, você está usando um programa na Nuvem. A Nuvem é uma referência à Internet mesmo. 
Quando você envia suas fotos ou vídeos, seja do computador, celular ou tablet para os Google Drive, Dropbox ou iCloud, você está usando uma infraestrutura na Nuvem (a infra no caso é o espaço disponível para colocar seus arquivos).

Esses serviços já existem a um bom tempo mas na verdade eles são bem mais antigos, mas vem ganhando muitos adeptos no mundo empresarial nos últimos anos principalmente por motivos financeiros. É claro que há outros fatores envolvidos, como a facilidade de aumentar (ou diminuir) os recursos disponíveis quando for mais conveniente, há toda uma garantia da continuidade dos serviços (a tal da redundância), a alta disponibilidade, a segurança contra invasão, cópia de segurança, ampla gama de soluções entre outros aspectos a favor da adoção. Não posso deixar de mencionar que a cobrança deste tipo de solução deveria ser o JUSTO, pois paga-se pelo que se usa.
Um fator motivante para a adoção foi também o custo de aquisição dos programas, que deixa de existir pois paga-se como um aluguel.

Dessa forma, as pequenas empresas passam a se beneficiar diretamente deste tipo de solução pois não há a necessidade de um alto investimento para se ter o que há de mais moderno e seguro como uma grande corporação. A medida que o negócio exige uma ampliação, basta contratar o aumento do serviço, simples assim.
 
Porém a adoção para quem já possui uma estrutura é um pouco mais complicada, há a preocupação em não tornar algum serviço indisponível, alguma funcionalidade dependente da sua infraestrutura existente (uma acesso à sua rede local, por exemplo), a velocidade ser comprometida (uma vez que você estará na Internet e não numa rede local).
Como haverá uma dependência muito maior da disponibilidade da Internet, considere investir numa redundância de link (de operadora e rota diferentes) a fim de garantir que não haverá a parada do serviço.
A sopa de letrinhas desse mundo em Nuvem são:
IaaS - Infrastructure as a Service
SaaS - Software as a Service
PaaS - Platform as a Service
Até a próxima!
William Toyama
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário