quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Podcast

Eis uma tecnologia que veio com grande propósito e teve seu ingresso de forma bem tímida. Talvez porque quando iniciou, a Internet ainda era para poucos e segundo porque a enxurrada de conteúdo sem expressão, colocou essa ferramenta na mesma vala, infelizmente.

Escrevi a algumas semanas sobre streaming de vídeo e áudio. Hoje o assunto é Podcast. Pode o quê????? Podcast é um conteúdo de áudio, cujo conteúdo é ouvido sob demanda. A transmissão e o consumo é similar ao streaming, pois você tem a liberdade de ouvir quando quiser e por qual dispositivo (celular, tablet, computador) preferir. Os assuntos são variados e passam por Esporte, Política, Religião, Educação, Humor e muitos outros. Você escolhe qual assunto prefere ouvir e para isso você só tem que ter um tocador e é bem provável que o seu já possua embutido a funcionalidade compatível. 


Esses tocadores possuem um recurso que se chama agregador. Esse agregador é quem fica responsável em "baixar" o conteúdo a medida que são disponibilizados. Isso evita que você tenha que acessar o site para baixar o novo conteúdo. E é como uma rádio, onde você coloca na "estação" (assunto) e ouve quando bem entender. Abaixo alguns links de conteúdo sobre Podcast.

Precursor do Podcast

Considero o maior Podcast de notícias

Um Portal Brasileiro com Cultura, Entrevistas, Esporte, Marketing, Música, Negócios, Saúde

Por hoje é só!
Um forte abraço e até a próxima!
William Toyama

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Jogos em 360º e Realidade Virtual

Já tem algum tempo que filmes são gravados em 3D (Três Dimensões: Altura, Largura e Profundidade). Este ano houve uma revolução com o jogo Pokemon com o uso do recurso chamado de Realidade Aumentada, que projeta uma imagem sobre outra, porém uma delas é real. E neste ano também tornou-se um pouco mais acessível um óculos (vendido inicialmente pela Samsung) que se utiliza da tecnologia da Realidade Virtual. Pois bem, é sobre isso que vou escrever hoje.
Filme em 3D



A Realidade Virtual, torna-se possível ter uma experiência única pois quem interage pode visualizar não apenas o que foi gravado, mas tudo à sua volta.
Há casos de quem assiste pode causar náuseas, mas fala-se que isso é porque a câmera se movimenta muito rapidamente e com "solavancos". Então alguns equipamentos e técnicas foram aprimoradas a fim de se evitar isso.
Para se ter uma ideia do que estou escrevendo, visite alguns sites abaixo e poderá comprovar. Para que sua experiência seja a melhor possível, movimente (seu celular ou tablet - no PC não funciona) para qualquer lado, inclusive para baixo e para cima, quando estiver vendo os vídeos.

Eu fiquei muito impressionado. Acredito que você também ficará.

Isso certamente mudará a nossa forma de assistirmos e imagino que daqui a um tempo, a tal da famosa Realidade de Interação, onde você poderá interagir com o que vê, revolucionará mais uma vez o mercado de jogos e filmes.
Ahhhh, esse post foi uma indicação do meu filho.
Um forte abraço e até a próxima!
William Toyama

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

Empresa de Entrega

Sempre comprei muito pela Internet. Eletrodomésticos, eletrônicos, jogos, livros, fraldas (e muitas fraldas), consumíveis, músicas, calçados, utilidades domésticas, roupas, conteúdo digital, serviços e muitas outras bugigangas. Para todo produto físico sempre há uma entrega. E o post de hoje é justamente sobre esse serviço. Acredito que a grande maioria irá concordar comigo, que as empresas de entrega são péssimas!!! Primeiro que não há previsibilidade da entrega. Para desestimular os clientes de ações judiciais, as empresas de comércio eletrônico colocam um prazo muito elástico, e como não há fiscalização suficiente, elas fingem que estão cumprindo a lei e os consumidores continuam sendo lesados.

Porém em 2 situações recentes, eu vi que há empresas que trabalham com seriedade. Não, não estou falando do Correios, instituição com mais de 350 anos (isso mesmo, 350 anos!!!!). Estou falando da Total Express, uma empresa do Grupo Abril. Ela foi contratada por um empresa da qual comprei um produto e que chegou em casa com menos de 4 dias corridos. Considerando que desses quase 4 dias teve uma sábado e um domingo. Eu disse quase, pois a compra foi feita após as 22 horas de uma quinta e a entrega ocorreu antes das 16 horas da segunda. Fiquei bastante surpreso com a agilidade da entrega. Outro bom exemplo foi a NetShoes. Havia comprado um tênis na segunda, também de noite (era pouco mais das 19 horas) e o produto chegou na quarta pela manhã (antes das 10 horas). A empresa de entrega foi a mesma, a Total Express. Não tenho interesse financeiro algum em falar bem da Total Express, mas é um exemplo de que a eficiência funciona. Para adicionar, já que o assunto é tecnologia, recebi um e-mail quando a mercadoria foi despachada.
Veja que o despacho ocorreu na sexta a noite e outro e-mail quando informaram que o produto chegaria em casa. 


Certamente eles possuem uma eficiência logística apoiada de uma solução tecnológica.

Continuando o assunto sobre entrega, tive também um (mais um de inúmeros problemas) caso de ineficiência dos Correios.
O produto foi postado conforme poderão ver na imagem, no dia 10/11 e chegou em Campinas dia 16/11 (tudo bem veio de Fortaleza.....). 

No dia 21 eu tentei fazer uma reclamação no site e ele não permitem pois segundo os Correios, o prazo de entrega é até dia 01/12. Não é incrível?!?!?!?!
Ontem (dia 23/11) tive que ir buscar na Agência dos Correios. Mas o aviso de que estava lá veio de um aplicativo onde eu havia me cadastrado: o Muambator - indicação da minha amiga @Elaine Muniz :)
Você fica totalmente refém de uma empresa de mais de 3 séculos, que não inovou (e o governo insiste em mantê-la em estado de monopólio postal, protegendo da concorrência) e a população paga (caro) por um desserviço. Tentei contato com a Ouvidoria mas não consegui pois ele pede obrigatoriamente o número do protocolo (que não foi gerado pois eles estão dentro do prazo).... Os Correios terão que repensar o modelo de negócio, porém eles possuem um aliado forte que independente do péssimo serviço continuarão por ai por mais algumas centenas de anos.....infelizmente....

Bom, torço e desejo que boas empresas prosperem entregando não apenas produtos, mas sonhos que cada um adquire!
Para não haver dúvidas sobre os Correios, eis uma busca no site Reclame Aqui!
É um descaso total, visto que eles nem se dão ao trabalho de responder quaisquer uma das reclamações!
Vou terminar por aqui pois já está mais para um desabafo do que um post sobre tecnologia....
 
Um abraço e até a próxima!
William Toyama

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Streaming de Video e Audio

Hoje eu escrevo sobre uma tecnologia que revolucionou o mercado de transmissão de conteúdo - o Streaming. O conceito (como quase tudo em tecnologia) é antigo, mas o uso veio a se tornar mais popular com o YouTube e Netflix (para vídeos) e Apple Music, Spotify e Deezer (para áudio).
O Streaming é uma forma de distribuir conteúdo e o "consumo" é feito sob demanda, ou seja, o usuário é quem decide quando quer ver ou ouvir. É verdade que a Internet popularizou isso, pois o modo como a distribuição é feita, diferente do modo convencional de ter que baixar tudo para depois assistir ou ouvir, o streaming permite o início praticamente imediato. Alguns produtos permitem baixar o conteúdo para não depender da internet. Essa revolução também garante que o conteúdo seja protegido de direito autoral, pois a cópia para fora da plataforma é contra a lei. Isso foi um ganho e tanto para as gravadoras de música e distribuidoras de vídeo, que perderam muito dinheiro na época dos arquivos MP3, MPEG e variantes (falarei num outro post a respeito disto).

Outra revolução que essa tecnologia trouxe é que o conteúdo não está restrito ao computador mas também às TVs inteligentes, tablets e celulares. Como dito anteriormente, é necessário uma conexão com a internet (banda larga ou 3G/4G) para que isso seja possível. Você pode iniciar num aparelho (TV, por exemplo) e continuar num tablet ou celular. Isso dá ao usuário a liberdade de assistir quando mais lhe convier e em qualquer dispositivo.

Há atualmente estúdios especializados em gravar conteúdo streaming, dando também aos usuários comum o "poder" de usar uma tecnologia de ponta, que antes somente seria possível às grandes indústrias. É uma mudança e tanto, se pensar que é uma tecnologia em uso de menos de 10 anos.

Por hoje é só e até a próxima!
William Toyama

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Telefone com Tecnologia DECT

Alguns aparelhos telefônicos fixos contam com uma tecnologia chamada de DECT (Digital Enhanced Cordless Telecommunications ou Telecomunicação Digital Melhorada Sem Fio). Mas o que é isso????
É nada mais do que um ramal sem fio.
Telefone sem fio com ramal
Antes desta tecnologia existir era necessário passar um fio entre o ponto principal (a que foi trazida pela operadora de telefonia fixa) e o local onde precisava de uma extensão, seja o quarto ou um outro ponto dentro do comércio.
Isso permitia que assim que recebesse uma ligação, era possível utilizar tanto o ponto principal quanto a extensão, inclusive falando simultaneamente. E se precisasse de mais uma extensão, um novo fio deveria ser passado, novamente entre o ponto principal e o novo local.

A DECT veio para resolver esse problema de ter que ficar passando o fio para interligar as extensões.
Basta ligar o aparelho na tomada, configurar o ramal e pronto! Nenhum fio adicional é necessário.
Há modelos com 2, 3, 4 e até mais ramais. Outra grande vantagem é que a "extensão" somente pode ser usada se for convidada. Isso significa que quando a linha está em uso (alguém já atendeu), uma outra pessoa somente pode entrar na conversa se o ponto que atendeu primeiramente convidar o novo ramal.
Nunca testei entre aparelhos de marcas diferentes, mas não deve funcionar pois é necessário registrar o ramal na base principal e isso normalmente só funciona entre marcas e modelos iguais.

Há uma limitação de distância entre a base e o ramal de cerca de 100 metros em linha reta sem obstáculos. Como numa casa ou escritório isso é praticamente impossível, a distância certamente será menor. 

Babá Eletrônica
Outro fator importante a ser considerado é que como um aparelho sem fio (entenda como wireless) ele usa as ondas de rádio para ser possível o seu funcionamento, então outros equipamentos na mesma faixa poderão sofrer interferência. O mais comum são as babás eletrônicas e os roteadores de internet. O que pode diminuir um pouco essa interferência, é mudar a frequência dos equipamentos que forem possíveis.

Roteador de Internet
 

terça-feira, 15 de novembro de 2016

Sinal Analógico de Televisão

Se o governo brasileiro não prorrogar (novamente), 2017 será marcado pelo fim da transmissão do sinal analógico de televisão na maioria dos municípios e tem previsão para até 2018 concluir em todo o território!
A mudança consiste na forma que o sinal é transmitido pelas operadoras de TV até chegar na sua casa (ou escritório). Isso resulta numa imagem sem chuvisco com a tal qualidade digital.
Conversor de Sinal Digital 
Para quem não teve dinheiro (e nem preocupação) em comprar uma TV com conversor embutido, terá que trocar a dita ou então adquirir um conversor de sinal digital (aproximadamente R$ 190,00). Mas os gastos não acabam por ai, pois a sua antena também deverá ser capaz de captar o sinal digital (aquelas antigas escamas de peixe capta o sinal analógico portanto tem que ser trocadas também).
Antena Log Periódica
Indico as antenas que são chamadas de "Log Periódica" (a partir de R$ 40,00), pois são bem práticas de se instalar mas fique atento à quantidade de "elementos" que nada mais são aquelas "varetas". Essa quantidade interfere no ganho do sinal.
Quem está cadastrado no Programa do Bolsa Família terá direito ao "kit" grátis cedida pelo Governo. Consiste numa antena e num conversor. A instalação é por conta do beneficiário.

A julgar pelo meu círculo de amizade, não são poucas as pessoas que possuem uma televisão daquelas de tubo.
O que me fez converter algumas delas, e me deparei com um caso, digamos, nada convencional. Existem algumas TV's que somente possuem entrada por Radio Frequencia (RF) e nesse caso é necessário um outro conversor, que custa em média R$ 65,00. Lembrei-me que os videocassetes (já encontrei por R$ 40,00) também possuem entrada e saída RF e com isso é possível ligar o conversor de sinal digital no videocassete e esse por sua vez se conecta à televisão. Você só terá que "administrar" mais um controle remoto (o do videocassete). 
Conversor com videocassete
Se sua TV tiver ao menos uma entrada vídeo componente não é necessário o videocassete.
Cabo Vídeo Componente

Apesar de simples, planeje bem a posição que a antena ficará instalada e a distância até o ponto onde ficará ligada a televisão.
 
Até a próxima!
William Toyama

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Programa, Infraestrutura e Plataforma na Nuvem

Quando você utiliza o GMail, você está usando um programa na Nuvem. A Nuvem é uma referência à Internet mesmo. 
Quando você envia suas fotos ou vídeos, seja do computador, celular ou tablet para os Google Drive, Dropbox ou iCloud, você está usando uma infraestrutura na Nuvem (a infra no caso é o espaço disponível para colocar seus arquivos).

Esses serviços já existem a um bom tempo mas na verdade eles são bem mais antigos, mas vem ganhando muitos adeptos no mundo empresarial nos últimos anos principalmente por motivos financeiros. É claro que há outros fatores envolvidos, como a facilidade de aumentar (ou diminuir) os recursos disponíveis quando for mais conveniente, há toda uma garantia da continuidade dos serviços (a tal da redundância), a alta disponibilidade, a segurança contra invasão, cópia de segurança, ampla gama de soluções entre outros aspectos a favor da adoção. Não posso deixar de mencionar que a cobrança deste tipo de solução deveria ser o JUSTO, pois paga-se pelo que se usa.
Um fator motivante para a adoção foi também o custo de aquisição dos programas, que deixa de existir pois paga-se como um aluguel.

Dessa forma, as pequenas empresas passam a se beneficiar diretamente deste tipo de solução pois não há a necessidade de um alto investimento para se ter o que há de mais moderno e seguro como uma grande corporação. A medida que o negócio exige uma ampliação, basta contratar o aumento do serviço, simples assim.
 
Porém a adoção para quem já possui uma estrutura é um pouco mais complicada, há a preocupação em não tornar algum serviço indisponível, alguma funcionalidade dependente da sua infraestrutura existente (uma acesso à sua rede local, por exemplo), a velocidade ser comprometida (uma vez que você estará na Internet e não numa rede local).
Como haverá uma dependência muito maior da disponibilidade da Internet, considere investir numa redundância de link (de operadora e rota diferentes) a fim de garantir que não haverá a parada do serviço.
A sopa de letrinhas desse mundo em Nuvem são:
IaaS - Infrastructure as a Service
SaaS - Software as a Service
PaaS - Platform as a Service
Até a próxima!
William Toyama
 

segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Internet das Coisas

Que o mundo está cada vez mais conectado, isso é a mais pura verdade. Não se surpreenda se surgir uma roupa que poderá ter o efeito de se tornar mais quente a medida que a temperatura do ambiente esfriar, por exemplo. 
Os automóveis poderão te notificar se os pneus não estiverem calibrados o suficiente de acordo com o peso que esteja transportando, garantindo uma condução mais segura e econômica. As manutenções dos aviões poderão ser mais eficientes pois sensores medirão em tempo real o gasto das peças e tendo de fato uma manutenção preventiva. A validade de alguns produtos na sua geladeira nunca mais se perderão e poderão até sugerir receitas baseado naquilo que você já tem a fim de otimizar o aproveitamento dos mesmos.
Essas são algumas das aplicações possíveis com o que o mundo está chamando de: Internet das Coisas.

É de fato uma mudança sem precedentes, graças à miniaturização e as tecnologias atualmente existentes, aliado ao custo mais baixo e ao alcance de um número maior de pessoas. Estou falando de placas com nomes estranhos, como Arduíno e RaspBerry Pi, que permitem com uso de sensores, expandir a aplicação. Mas nem tudo são flores, pois a programação desses equipamentos ainda não é tão trivial. Porém não deixa de ser uma mudança de paradigma.
Como toda tecnologia, são necessárias algumas padronizações que permitam o seu uso com segurança para que não cause problema quando utilizado de forma massiva.

Quem sabe num futuro, os semáforos e automóveis possam de forma automática funcionarem em conjunto, trazendo um trânsito mais responsável e menos caótico, já que os humanos não conseguem fazer isso por conta própria..... pode parecer uma utopia mas tem lá a sua lógica.....

Já existem carros autônomos, como é o caso da Google, mas pelo que lí a respeito, é um protótipo e ela está a procura de uma empresa parceira pois não pretende fabricar os carros.
 
Até a próxima!
 
William Toyama

sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Wi-Fi

Wi-Fi hoje em dia é tão comum mas ele surgiu da necessidade de ligar os computadores à Internet sem ter que depender de um cabo. Eu diria que popularmente ficou mais conhecido por causa dos celulares e tablets. Existem outras finalidades, como fazer com que computadores diferentes possam compartilhar documentos, planilhas, fotos e impressora. A isso chamamos de "rede" (vou deixar para detalhar isso num outro post).

Para se usar um Wi-Fi, num shopping, restaurante, aeroporto, em casa ou num escritório, é necessário que se tenha uma conexão com a Internet. Vou mostrar um exemplo de uma conexão residencial. A Internet é fornecida por um Provedor de Serviços (Vivo, NET ou provedores por sinal de rádio, por exemplo). Essa conexão com a Internet fica ligado a um equipamento chamado modem. Veja a imagem abaixo:
Alguns modem's já possuem o equipamento que permite distribuir o sinal Wi-Fi ou então tem que estar ligado a um específico para isso (como o da foto acima). Com o Wi-Fi é que torna possível ligar os equipamentos (tablets, notebooks e celulares) à Internet.

Para quem possui um serviço de sinal 3G/4G com a operadora do seu celular, dispensa o uso do Wi-Fi. É claro que há outros fatores pessoais para essa escolha, como velocidade, estabilidade e o consumo do seu plano, que deixaria de ter se estiver utilizando a conexão Wi-Fi ao invés do seu plano do celular.

Paredes e outros equipamentos podem interferir no sinal do Wi-Fi, isso porque o sinal é distribuído por ondas (como os rádios). A onda não faz curva, portanto quando mais aberto for o local onde o equipamento de Wi-Fi estiver localizado, maior será o alcance.

Por se tratar de um equipamento que distribui sinal de rádio há alguns problemas (que nos equipamentos mais novos foram diminuídos porém não eliminados) que é a interferência.
Isso porque temos em nossa casa outros equipamentos que emitem sinal de rádio, como aquelas babás eletrônicas, o telefone sem fio, o micro ondas e outros possíveis equipamentos que para funcionar dependem do sinal de rádio.
A isso chamamos de frequência. Portanto quanto mais longe entre esse equipamentos, melhor será o sinal do seu Wi-Fi. Quando os equipamentos estiverem em funcionamento simultaneamente, o risco do sinal ficar fraco ou simplesmente deixar de funcionar, você agora saberá o motivo (achava que isso era uma coisa do além, né????).


Ahhhh, uma dica importante e que não poderia ficar de fora. Sempre que você for montar o Wi-Fi em sua casa, nunca esqueça de protegê-la, colocando uma senha (nem precisa falar que ela não pode ser simples demais né????). Estando desprotegida facilita o acesso por pessoas mal intencionadas ok???? O mesmo vale para que troque a senha do seu equipamento Wi-Fi pois normalmente vem com uma senha padrão de fábrica mas que é muito conhecida para quem "fuça" um pouco.
Por hoje é só, esse post já ficou bem grandinho....
Abraços e até breve!!!

William Toyama

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Vírus, Phishing, Malware, etc.


Com a tecnologia vieram também as pragas. E para piorar as mais variadas pragas foram criadas. 
Alguns apenas atrapalham, deixando os equipamentos mais lentos, porém há um grupo que são extremamente perigosos: os que roubam nossas informações. Mas eles atuam basicamente na forma de um link (aquele lugar onde você tem que clicar para visitar uma página, por exemplo), ou então algum arquivo que veio anexado no seu e-mail. 

Portanto a forma de "contágio" se dá quando você (sim, você mesmo) clica no link ou então abre um anexo. Há outras formas de contágio, porém a mais simples (e por incrível que pareça a mais antiga forma de disseminação) é quando você permite.
Dessa forma quando você visita o site do seu banco ou quando efetua uma compra pela internet, se o vírus estiver instalado em seu equipamento, ele apenas captura tudo o que digitou e envia para o "dono" do vírus. Nem preciso dizer o estrago e a dor de cabeça que você vai ter.
Por isso que vão duas dicas muito importantes: 
1ª) Não abra anexos de pessoas que você não tem contato (e mesmo assim há uma categoria muito mais inteligente que sabe sua lista de contatos e se passa como se fosse um amigo que lhe enviou a mensagem);
2ª) Tenha um bom anti vírus instalado e atualizado. 
Isso vale também para links de páginas da Internet.

Na primeira dica, fique atento se o e-mail é de fato da instituição ou do amigo. Se é de um contato que você não tem costume de receber, não caia na tentação de abrir (fique firme e não seja curioso!!!). Sendo de um amigo, não custa nos dias atuais, contactar o amigo para ter certeza que foi a pessoa quem te enviou.
Na segunda dica, os anti vírus possuem tecnologia para detectar até uma página suspeita, mas sempre há a alternativa de você abrir mesmo assim, portanto muita cautela e mais uma vez, não seja curioso!!!

Só para saber, instituições bancárias de modo geral não solicitam que atualize nada. O mesmo também vale para órgãos governamentais (Receita Federal, Detran, Correios, entre outros). Prêmios então nem se fale. Eu mesmo já ganhei carro, casa, milhares de dinheiro num sorteio que nem me inscrevi. Bastava eu baixar a mais recente versão do programa XYZ para ter o "benefício".

Então a ordem é ter muito cuidado no ambiente virtual da mesma forma que você teria no mundo real. Você não andaria na rua com o seu cartão de débito ou crédito se exibindo para todos, não é mesmo????!!!!!

Abraços e até a próxima!
William Toyama 

Em tempo: Phishing é a técnica de "pescar" algo, no caso, suas informações e Malware é nada mais do que um programa malicioso com a mesma intenção de lhe roubar ou causar algum problema.

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Tecnologia na Prática

A tecnologia está para nos ajudar, não?!
Nem sempre..... digo isso porque vejo algumas soluções que estão mais para complicar do que para ajudar....

Dia desses a companhia do meu cartão de crédito mudou de mãos, passando de uma instituição para outra.

No site "pedia" para aceitar a troca (como se isso não fosse compulsório) e que teria mais vantagens, etc., etc., etc. Ví que mais cedo ou mais tarde teria que passar por isso, então "aceitei" a mudança.

No primeiro mês, como era de se esperar, a cobrança viria de 2 instituições. Costumeiramente recebi minha fatura (eletrônica) da instituição que meu cartão pertencia mas não recebi da nova. Liguei no SAC e eu teria que me cadastrar no novo site.... pois bem, fiz todo o cadastro e para minha surpresa, era necessário a ativação do mesmo!

 Como assim, ativação?!?! Como estava com muito tempo, aguardei as instruções da ativação (cerca de uns 15 minutos) mas ainda não pude usar o serviço pois a "publicação" levaria algumas horas.

 
Consegui acessar cerca de 1 dia depois, mas o calvário não havia terminado.  O atendente não conseguiu me explicar onde eu conseguiria emitir uma segunda via do boleto, mas depois de "fuçar" um pouco, encontrei o local.

Bom isso me motivou a escrever esse blog. Sei que não irei resolver e nem salvar o mundo, mas acredito que meus 25 anos de experiência em tecnologia, ajude a desmistificar um pouco.

 
Não me considero o expert no assunto mas acredito que possa contribuir um pouco com isso na tentativa de deixar os assuntos sobre tecnologia de forma mais prática, como:

Um forte abraço e até breve!

William Toyama